11/03/2023

Aroeira - Pistacia lentiscus




Hoje vamos conhecer um arbusto que encontrei num dos meus passeios.

Aroeira - Pistacia lentiscus





A Pistacia lentiscus, é uma espécie de Aroeira nativa da região mediterrânica e da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), conhecida entre outros nomes comuns por: aroeira, lentisco, lentisqueira, daroeira, alfostigueiro ou árvore-do-mástique. O seu nome científico é Pistacia lentiscus L., pertence à família das Anacardiáceas, ao género Pistacia.




Apresenta-se geralmente com um porte arbustivo, densamente ramificado, formando moitas altas e densas. É um arbusto dióico, ou seja, os espécimes macho e fêmea são independentes um do outro. Pode atingir entre 1 a 5 metros de altura, sendo que os arbustos mais velhos, podem adquir um porte arbóreo podendo chegar até 7 metros de altura.




Tem folhas persistentes, compostas, de cor verde escuro brilhante que podem ficar avermelhadas no Outono e Inverno. Floresce normalmente na Primavera (Março-Maio) sendo as suas flores, de cor amarelada ou púrpura, dispostas em cachos curtos axilares. Os seus frutos, são pequenas drupas globosas e aromáticas, que ficam maduras no Outono, apresentando no início uma cor vermelha e no fim da maturação preta.





Desenvolve-se em todo o tipo de solos. Cresce de forma espontânea e privilegia os matagais de esclerófilas, os bosques de perenifólias, os azinhais, os matos de maquis e as formações rochosas escarpadas. É muito sensível ao frio e à geada, pelo que não costuma dar-se em climas frios.




Dos troncos pode obter-se uma resina aromática, o mástique, que pode ter diversas aplicações. A madeira pode ser utilizada na marcenaria. As suas folhas e ramas são ricas em taninos e, graças ao seu cariz adstringente, foram muito utilizadas em tratamentos bucais e estomacais. Das suas drupas faz-se o óleo de lentisco utilizado para diversos fins terapêuticos.




Texto explicativo; Wikipédia, https://plantarumaarvore.org/; https://www.biodiversity4all.org/
Fotos: Pessoais ( Estação de Biodiversidade do Alvor )



10 comentários:

  1. Conheço bem este arbusto. Existem aves que se alimentam das suas bagas. Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ah não conhecia! Um arbusto muito giro! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Precioso arbusto, me imagino que será fuente de alimentación para las aves con esas bonitas y llamativas bayas. Precioso reportaje Maria, enhorabuena!!!! Un fuerte abrazo desde el norte de España.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde de domingo querida amiga Maria!
    Aqui, ela é muito usada como medicamento.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A parte mais linda desta planta com certeza
    são frutos, que cor linda!
    Boa semana! 😘🥀🥀

    ResponderEliminar
  6. I would agree with some of the other respondents to your posting today, the berries are beautiful especially in their different shades of development. Nice bush.

    ResponderEliminar
  7. Lindo demais, Maria. Os frutinhos de longe parecem flores.

    ResponderEliminar
  8. Conheço o arbusto, mas hoje vim aqui aprender muito sobre ele!
    Excelente post.
    Beijinho

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo